O Manual Esfera apresenta uma abordagem dos princípios da qualidade
e da responsabilidade em respostas humanitárias. Ele é uma tradução prática da crença essencial da Esfera de que todas as pessoas afetadas por uma catástrofe ou conflito têm o direito de viver com dignidade e de receber assistência humanitária.
A Carta Humanitária é a pedra angular do Manual, com os Princípios de Proteção e a Norma Humanitária Essencial estabelecendo uma base que orienta todos os setores da assistência. As Normas Técnicas definem as prioridades para que seja possível uma resposta em quatro setores fundamentais para salvar vidas: água, saneamento e promoção de higiene; segurança alimentar e nutrição; alojamento e assentamento; saúde.
As Normas Mínimas mensuráveis descrevem o que é preciso alcançar em uma resposta humanitária para que as pessoas possam sobreviver e restabelecer suas vidas e meios de subsistência de modo a que seja respeitada sua voz e estimulada sua dignidade. As ações-chave, os indicadores-chave e as notas de orientação fornecem os meios para aplicar essas normas em diversos contextos. Os capítulos estão todos ligados e se complementam uns aos outros.
A força de todo o Manual Esfera reside em sua universalidade e adaptabilidade a todos os contextos humanitários. Ele tem ampla adesão do setor humanitário e, portanto, proporciona uma linguagem comum para trabalhar com todas as partes intervenientes no que diz respeito à qualidade e à prestação de contas em contextos humanitários.