Sphere Association
O movimento Sphere foi iniciado em 1997 por um grupo de profissionais humanitários com o objetivo de melhorar a qualidade do trabalho humanitário durante a resposta a desastres.
Com esse objetivo em mente, eles elaboraram uma Carta Humanitária e identificaram um conjunto de padrões humanitários a serem aplicados na resposta humanitária. Inicialmente desenvolvido por organizações não governamentais, junto com a Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho (International Red Cross and Red Crescent Movement), os padrões Sphere se tornaram uma ferramenta de referência principal para ONGs nacionais e internacionais, voluntários, agências da ONU, governos, doadores, o setor privado e muitos outros.
Hoje, a Sphere é uma comunidade mundial que reúne e capacita os profissionais para melhorar a qualidade e a responsabilidade da assistência humanitária. A principal publicação da Sphere, o Sphere Handbook, é um dos conjuntos de princípios comuns e padrões mínimos universais mais amplamente conhecidos e internacionalmente reconhecidos em resposta humanitária.
A Fraternidade – Missões Humanitárias Internacionais (FMHI) é focal point da Sphere Association no Brasil e em Portugal. Traduziu o Manual Esfera e seu capítulo da aplicação para uso urbano para o Português do Brasil e Europeu e treina governos, instituições, corporações, todos os interessados na capacitação das normas humanitárias internacionais.
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES DO AUTOR
El Manual Esfera – Carta Humanitaria y Normas Mínimas para la Respuesta Humanitaria
Guia Esfera – Usando as Normas Esferas em Cenários Urbanos – Parte 2
O Manual Esfera – Carta Humanitária e Normas Mínimas para Resposta Humanitária